GESTOR DE CONTÚDOS

ESTÁ A ACEDER AO ARTIGO:

Critérios a ter em conta ao adquirir janelas novas.


A escolha das janelas é um elemento crucial na construção ou renovação de uma casa. Vai influenciar consideravelmente o conforto da habitação e portanto, o seu consumo energético. Segue um Breve resumo orientativo.


Destaque para composição dos vidros


Em primeiro lugar, é necessário definir a composição dos vidros: uma janela de vidro duplo é constituída por duas camadas de vidro, separadas por um perfil intercalar que deverá ser termicamente otimizado. Este perfil intercalar separa os painéis de vidro e pode ser preenchido com ar ou gás. ( Azoto ,árgon , krípton , ou xénon)


Este intercalar também conhecido como câmara do vidro não se torna melhor se o seu tamanho aumentar, na verdade um intercalar de 16mm confere a mesma prestação Ug1.1 que um intercalar de 20mm. Para melhorar esta prestação em valores inferiores a 1.0 teremos de passar para vidro triplo.

considerando que 90% de uma janela é vidro não é descabida a possibilidade do uso de vidros triplos.


Identificar o desempenho de uma janela Para identificar o desempenho térmico de uma janela, deve ser feita referência ao valor U indicado pelos fabricantes. Três valores U, todos expressos em W/(m²K), devem ser tidos em conta:

  • O valor Uw para o desempenho da janela (w=window ou janela quanto menor o valor melhor a janela no seu todo )

  • O valor Uf para o desempenho da caixilharia (F=frame ou aro quanto menor o valor melhor o desempenho só dos perfis )

  • O valor Ug para o desempenho do vidro(g= glass ou vidro quanto menor o valor melhor o desempenho só do vidro )

Para assegurar uma janela de alto desempenho, o valor Uw (caixilharia + vidro) é o factor mais importante a considerar. Quanto mais baixo for o valor, mais eficiente será a janela.


Que solução de vidro devo usar em Portugal?

Em países com climas mais quentes, tais como Portugal, Sul de Espanha e Sul de Itália, é recomendado o uso de vidros duplos baixo emissivos com proteção solar, complementados com caixilharias inertes cujas suas prestações finais como produto acabado sejam Uw até 1,20 W/m²K. ou menor.

É de extrema importância o tipo de montagem que será praticada . Esclarecer este tema com a empresa instaladora. Para além dos valores U e do clima, é importante considerar uma série de outros fatores que têm um impacto direto no desempenho térmico de uma janela:

  • A sua orientação

  • O fator solar do vidro

  • A forma e o tamanho da janela

  • A proporção do caixilho

  • O material do caixilho

Relembramos que também a instalação da janela é um passo muito importante para assegurar um óptimo desempenho energético no final. É essencial assegurar que o tamanho da caixilharia esteja perfeitamente adaptado ao vão da janela, assegurar a estanquidade ao ar e à água para evitar qualquer infiltração e por fim, não negligenciar as pontes térmicas.


Marque uma sessão de esclarecimento nos nossos estúdios ou por vídeo conferência.

Há decisões que não admitem duvidas.


A casa.

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square